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ITIL® Intermediate Planning, Protection and Optimization (PPO)

PROPÓSITO E OBJETIVO

 

  • A qualificação ITIL® Intermediate: Planejamento, Proteção e Otimização (PPO) faz parte do fluxo de Capability de ITIL® Intermediate, e um dos módulos que conduz ao certificado de ITIL® Expert. O objetivo deste módulo é respectivamente de transmitir, testar e validar o conhecimento sobre as práticas da indústria em gerenciamento de serviços, conforme documentado nas publicações principais da ITIL®.

 

  • O treinamento e exame ITIL® de Planejamento, Proteção e Otimização se destina a permitir que os titulares do certificado possam utilizar de práticas de PPO durante o ciclo de vida de gerenciamento de serviços e, especificamente, nos seguintes processos ITIL® e papéis e áreas-chave:

 

    • Gerenciamento de capacidade
    • Gerenciamento de disponibilidade
    • Gerenciamento de continuidade de serviços de TI
    • Gerenciamento de segurança da informação
    • Gerenciamento de demanda
  • Todo o conteúdo do treinamento encontra-se de acordo com os requisitos determinados pelos maiores organismos de certificação internacional.

 

CONTEÚDO DO TREINAMENTO – SYLLABUS

 

  • Introdução ao planejamento, proteção e otimização 
    • Compreensão completa dos termos de PPO e conceitos fundamentais
      • O valor para o negócio de atividades de PPO
      • O ciclo de vida dentro do contexto do PPO
      • A finalidade e o objetivo do desenho de serviços no que se refere ao PPO
      • Os princípios básicos de desenho de serviços.
  • Gerenciamento de capacidade
    • O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento de capacidade para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.
      • O fluxo de processo fim-a-fim para o gerenciamento de capacidade, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos
      • Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento de capacidade nas práticas de PPO
      • Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de capacidade.
  • Gerenciamento de disponibilidade
    • O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento de disponibilidade para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.
      • O fluxo de processo fim-a-fim para o gerenciamento de disponibilidade, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos
      • Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento de disponibilidade nas práticas de PPO
      • Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de disponibilidade.
  • Gerenciamento de continuidade de serviços de TI
    • O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento de continuidade de serviços de TI para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.
      • O fluxo de processo fim-a-fim para o gerenciamento de continuidade de serviços de TI, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos
      • Os quatro estágios do gerenciamento de continuidade de serviços de TI (ou seja, de iniciação, requisitos e estratégia, implementação e operação) e como cada um pode ser usado para apoiar o PPO
      • Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento de continuidade de serviços de TI nas práticas de PPO
      • Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de continuidade de serviços de TI.
  • Gerenciamento de segurança da informação
    • O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento de segurança da informação para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.
      • O fluxo de processo fim-a-fim para o gerenciamento de segurança da informação, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos
      • Um modelo de medição e as métricas que seriam utilizadas para apoiar o gerenciamento de segurança da informação nas práticas de PPO
      • Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de segurança da informação.
  • Gerenciamento de demanda
    • O conhecimento, interpretação, técnicas, relacionamentos e a correta aplicação de gerenciamento de demanda para permitir serviços eficazes de planejamento, proteção e otimização.
      • O fluxo de processo fim-a-fim para o gerenciamento de demanda, incluindo a sua estratégia de desenho, componentes, atividades, funções e funcionamento, estrutura organizacional e suas interfaces com outros processos
      • Atividades base do gerenciamento de demanda no que se refere padrões de atividade do negócio e dos usuários e como estes contribuem para pacotes centrais e de serviços
      • Os benefícios e valor de negócio que podem ser adquiridos a partir do gerenciamento de demanda.
  • Papéis e responsabilidades de planejamento, proteção e otimização 
    • O conhecimento, interpretação e análise de papéis organizacionais, princípios, técnicas e relacionamentos e sua correta aplicação para permitir o planejamento de serviços eficazes, proteção e otimização.
      • As funções e responsabilidades relacionadas com a capacidade, disponibilidade, continuidade e segurança da informação, e como eles se encaixam e são usados dentro da organização de desenho de serviço para apoiar o PPO.
  • Considerações tecnológicas e de implementação 
    • O conhecimento, interpretação, princípios, técnicas, relacionamentos de análise de tecnologia e implementação e sua correta aplicação para permitir o planejamento de serviços eficazes, proteção e otimização.
      • Ferramentas de gerenciamento de serviços, onde e como eles podem ser usados dentro do PPO para implementação de processos
      • Os tipos de ferramentas que suportam o desenho de serviço relacionado com o PPO
      • Quais as melhores práticas devem ser utilizados a fim de aliviar os desafios e riscos na aplicação de tecnologias de gerenciamento de serviços e desenho de arquiteturas de tecnologia.
  • Exame simulado
  • Revisão
  • Exame de certificação (opcional)

 

PRÉ-REQUISITOS

 

  • Certificação de ITIL® Foundation.

 

PÚBLICO ALVO

 

  • Profissional de TI, gerente de negócios ou dono do processo de negócios e parte da equipe operacional. Profissionais que gostariam de saber mais sobre gerenciamento de demanda, capacidade, disponibilidade, segurança, riscos, continuidade e acordos de serviços associados.

 

CARGA HORÁRIA

 

  • Mínima: 24 horas
  • Recomendada: 32 horas

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