Linux

Mandriva Linux: Adminstração de Sistemas e Redes

O curso Mandriva Conectiva Linux oferecido pela Lan University é direcionado a usuários básicos e adminitradores de redes Linux que pretendem adquirir ou aprimorar seus conhecimentos, bem como se preparar para prestar exames da Mandriva Linux e LPI. O Administrador de Sistemas e Redes Linux é um dos mais requisitados profissionais do mercado, é o responsável por todo planejamento, supervisão de projetos e funcionamento de uma rede baseada na tecnologia Mandriva Linux, e outras distribruições. Dentre suas funções estão o suporte ao usuário, instalação, configuração, implementação e suporte de diretivas de segurança, controle de acessos, criação de scripts ou pequenos programas, planejamento sobre a indisponibilidade de serviço, dentre outros problemas, confira.

Duração do curso: 168 horas

Exames

• Mandriva Systems Administrator, Mandriva Network Administrator, LPI 101, LPI 102, LPI 201 e LPI 202.

Cursos:

• Mandriva Conectiva Linux – Fundamentos do Sistema
  • Mandriva Conectiva Linux – Administração de Sistemas I
  • Mandriva Conectiva Linux – Administração de Sistemas II
  • Mandriva Conectiva Linux – Administração de Redes I
  • Mandriva Conectiva Linux – Administração de Redes II

EMENTA

FUNDAMENTOS DO SISTEMA

Objetivo: Este curso introduz o sistema operacional Linux com conceitos de estrutura,
manipulação de arquivos, diretórios, permissões, propriedades e utilitários na linha de comando, além de ensinar o aluno a instalar a distribuição Conectiva Mandriva.

• Introdução ao Linux.
• Instalação do Sistema.
• Sistema de Arquivos e Estrutura de Diretórios.
• Tipos de Arquivos.
• Introdução ao Shell.
• Permissões e Propriedades de Arquivos.
• Recursos do Shell Bash.
• Comandos e Utilitários.

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS I

Objetivo: Neste curso, o aluno inicia seu aprendizado em Administração de Sistemas Linux. A partir desse ponto inicia-se o aprendizado no gerenciamento de processos utilizando ferramentas Linux. Criação de partições e sistemas de arquivos, gerenciamento de cotas de discos, planejamento e montagens de estratégias de backup, gerenciamento de impressoras e filas de impressão e utilização do ambiente X-Windows.

• Introdução à Administração de Sistemas.
• Edição de Arquivos Texto com o VI/VIM.
• Gerenciamento de Pacotes.
• Expressões Regulares.
• Gerenciamento de Usuários.
• Variáveis de Ambiente e Configuração do Bash.
• Inicialização do Sistema e Runlevels.
• Gerenciamento de Processos e Serviços.
• Utilizando o Serviço NTP.
• Logs do Sistema.
• Configuração de dispositivos de hardware.
• Agendamento de Tarefas.

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS II

Objetivo: Este curso completa a capacitação em Administração de Sistemas. Temas complexos como a configuração de hardware, instalação de gerenciador de boot, compilação e instalação de programas a partir de programas fontes, gerenciamento de bibliotecas dinâmicas, trabalho com o kernel, execução de tarefas essenciais de segurança, entre outros. Finalizando este módulo, o aluno estará capacitado a administrar o Sistema Linux, conforme as características da ferramenta.

• X Window System.
• Autenticação e PAM.
• Programação Shell.
• Gerenciamento de Discos.
• LVM.
• RAID.
• O Kernel do Linux
• Gerenciador de Boot.
• Kernel do Linux
• Sistemas de Impressão.
• Estratégias de backup.

ADMINISTRAÇÃO DE REDES I

Objetivo: O aluno inicia sua capacitação em administração de redes Linux, abordando
conhecimentos teóricos e práticos de forma detalhada, desde a introdução com fundamentos de TCP/IP, passando por configurações dos serviços de rede no Linux, como servidor de nomes, servidor de e-mail, servidor de web, servidor de arquivos e servidor DHCP, explorando todos os recursos para uma rede Linux.

• Conceitos de redes, ferramentas de diagnóstico e configuração.
• Ferramentas para testes
• Configuração TCP/IP
• Conexões PPP
• Servidor de Nomes DNS com diversos cenários práticos.
• Servidor de DHCP com integração com DNS.
• Inetd e Xinetd
• NIS
• NFS (sistema de arquivos remoto).
• Apache básico, incluindo CGI, módulos e autenticação.
• Instalando Certificado SSL
• Servidor de e-mail Postfix com diversos casos práticos, inclusive autenticação, configuração anti-spam, domínios virtuais e servidor POP3.
• Autenticação centralizada com NIS.
• Utilização segura do SSH para administração remota, incluindo introdução à criptografia,
autenticação por chaves, e execução remota de scripts e comandos.

ADMINISTRAÇÃO DE REDES II

Objetivo: Proporcionar um complemento para a formação do administrador de redes Linux, com temas mais complexos e que fazem parte do dia-a-dia do profissional.

• SMB.
• Samba 3.
• Samba como PDC.
• Samba como Domain Member.
• Servidor de Proxy.
• Monitoramento.